domingo, 19 de agosto de 2012

Relatos de Sobreviventes do Titanic - Parte II



Continuando, temos aqui mais relatos dos sobreviventes (passageiros e tripulantes) do Titanic.

Eles estavam lá, foram testemunhas do destino do maior transatlântico até então construído pelo homem, seus olhos viram até onde a luz permitiu, seus ouvidos ouviram até os gritos e ruídos calarem-se para sempre.

“Naquele momento o navio começou a submergir de modo lento, porém reversível. Os que não desapareceram nas águas de imediato começaram instintivamente se arrastar em direção a popa que ainda se mantinha fora d'água. Eu sabia que era totalmente inútil subir em direção a popa.”
Charles Lightoller


“O silêncio que se seguiu parecia durar horas. De repente escutei gritos por socorro que pareciam durar uma eternidade.”
Emily Borie Ryerson


“O som das pessoas se afogando é algo que não posso descrever a você e nem qualquer outro pode. É o som mais horrível que ouvi e após há um silêncio terrível que se segue.”
Ms. Eva Hart


“A proa do navio afundava rapidamente e a popa elevava-se cada vez mais por sobre as águas. A imensa pressão exercida sobre o casco com a elevação da popa acima da superfície da água, forçou a abertura da junta de dilatação perto da chaminé número 1 fazendo-a tombar a poucos centímetros do meu próprio corpo.”
Charles Lightoller


“Vinha da popa o som da banda. Era uma música de ragtime - eu não sei o que era. Então ouvi "Autumn". O modo como a banda continuou tocando era algo nobre. A última vez que vi a banda, eu estava flutuando no mar com meu colete salva-vidas, eles ainda estavam tocando "Autumn". Como eles fizeram isto eu não posso imaginar.”
Harold Bride - Operador Rádiotelégrafo

Nenhum comentário:

Postar um comentário