quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Carta do Comissário do Capitão vai a Leilão



Uma carta em papel timbrado do navio RMS Titanic, na qual o comissário do capitão disse temer que o navio fosse amaldiçoado por "má sorte", será leiloada no próximo sábado, dia 31/03/2012.

Em uma carta escrita à mão que foi enviado dias antes do navio afundar, o comissário Arthur Paintin confidenciou que ficou preocupado com a quase colisão do Titanic com o navio New York quando deixou o porto. Para ele aquilo era um mau presságio.

Arthur Paintin foi visto pela última vez na ponte do Titanic ao lado do capitão Edward Smith, momentos antes do navio afundar, após bater em um iceberg, em 1912.

Três dias antes do desastre, quando o navio atracou em Queenstown, o comissário Arthur Paintin aproveitou a oportunidade para enviar a carta para seus pais em Oxford. A carta foi cotada para o lance inicial de R$ 105.000,00.

A carta foi repassada de geração a geração ao longo dos últimos 100 anos e agora está sendo vendido em leilão por um de seus descendentes diretos. Também está sendo vendida uma foto inédita do mordomo que foi disponibilizado pela família.

Andrew Aldridge, da Henry Aldridge e Son of Devizes, disse: “Arthur Paintin trabalhou com o Capitão Smith durante vários anos no RMS Olympic antes de ser transferido para o RMS Titanic, a pedido do capitão. Era um homem que conhecia o Capitão Smith melhor do que a maioria e foi visto pela última vez ao seu lado na ponte quando o navio afundou”.

“O conteúdo da carta é excelente. Arthur Paintin questiona se o Titanic era ou não amaldiçoado, menciona as instalações a bordo e dá uma descrição muito detalhada do incidente com o navio New York”, completou.

Fonte: Titanic Momentos

domingo, 19 de agosto de 2012

Relatos de Sobreviventes do Titanic - Parte II



Continuando, temos aqui mais relatos dos sobreviventes (passageiros e tripulantes) do Titanic.

Eles estavam lá, foram testemunhas do destino do maior transatlântico até então construído pelo homem, seus olhos viram até onde a luz permitiu, seus ouvidos ouviram até os gritos e ruídos calarem-se para sempre.

“Naquele momento o navio começou a submergir de modo lento, porém reversível. Os que não desapareceram nas águas de imediato começaram instintivamente se arrastar em direção a popa que ainda se mantinha fora d'água. Eu sabia que era totalmente inútil subir em direção a popa.”
Charles Lightoller


“O silêncio que se seguiu parecia durar horas. De repente escutei gritos por socorro que pareciam durar uma eternidade.”
Emily Borie Ryerson


“O som das pessoas se afogando é algo que não posso descrever a você e nem qualquer outro pode. É o som mais horrível que ouvi e após há um silêncio terrível que se segue.”
Ms. Eva Hart


“A proa do navio afundava rapidamente e a popa elevava-se cada vez mais por sobre as águas. A imensa pressão exercida sobre o casco com a elevação da popa acima da superfície da água, forçou a abertura da junta de dilatação perto da chaminé número 1 fazendo-a tombar a poucos centímetros do meu próprio corpo.”
Charles Lightoller


“Vinha da popa o som da banda. Era uma música de ragtime - eu não sei o que era. Então ouvi "Autumn". O modo como a banda continuou tocando era algo nobre. A última vez que vi a banda, eu estava flutuando no mar com meu colete salva-vidas, eles ainda estavam tocando "Autumn". Como eles fizeram isto eu não posso imaginar.”
Harold Bride - Operador Rádiotelégrafo

Relatos de Sobreviventes do Titanic - Parte I


Eles estavam lá, foram testemunhas do destino do maior transatlântico até então construído pelo homem, seus olhos viram até onde a luz permitiu, seus ouvidos ouviram até os gritos e ruídos calarem-se para sempre.
-
“Eu nunca vou entender por que Deus teria poupado uma menina finlandesa pobre quando todas essas pessoas ricas se afogaram.”
Ms. Anna Turja

“Havia apenas uma coisa a ser feita - atirou-se n'água -. A sensação do mergulho na água era semelhante a de mil facadas penetrando no corpo.”
Charles Lightoller

“Escutei explosões, ruídos estrondosos. Imaginei que o convés tivesse se arrebentando sobre a pressão que fazia o navio vergar para baixo.”
Major Arthur Godfrey Peuchen

“Eu pude ver um hélice se soltar. E era possível ver a quilha por baixo, ou parte dela.”
Joseph George Scarrott



A Dor de Quem Fica - Revista Veja


Desinformação e apreensão marcaram a espera das
famílias das vítimas do naufrágio. A chegada do Carpathia com
os sobreviventes - pouco mais de 700 - parou Nova York
     Expectativa e desencontros: multidão se aglomera diante de painel de notícias em Nova York à espera de informações sobre mortos

domingo, 12 de agosto de 2012

Mitologia dos Nomes



OLYMPIC, TITANIC E GIGANTIC

Segundo a mitologia grega, Uranus era a personificação do Céu e o esposo de Gaia a Terra, o elemento primordial que gerou todas as estirpes divinas. Gaia e Uranus tiveram doze filhos (seis irmãos e seis irmãs). Cada filho casou-se ou teve filhos de uma de suas irmãs. Eles são: Cronos e Rhea, Iapetus e Themis, Oceanus e Tethys, Hyperion e Theia, Crius e Mnemosyne, e Coeus e Phoebe.
Seis dos filhos de Uranus e Gaia foram chamados os Titans, os quais constituíam a primeira geração de deuses. Os Titans eram uma raça de gigantes semelhantes a deuses que eram considerados personificações das forças da natureza. Cronos, o mais jovem, ajudou sua mãe Gaia a castrar o seu pai e tomou o poder, com o apoio dos seus irmãos. Porém, Oceanus, o mais velho, não se rebelou contra o progenitor e ficou à margem da família. Para evitar que a história se repetisse, Cronos devorava os seus filhos à medida que nasciam. Somente Zeus conseguiu sobreviver, porque sua mãe, Rhea, partiu para a ilha de Creta, para secretamente poder dá-lo à luz. Já adulto, Zeus, sendo um Deus do Olimpo desafiou a seu pai e os seus tios e venceu-os após uma dura batalha, com a ajuda de Oceanus e dos outros deuses do Olimpo, Hades, Apolo, Hera, Atena e Poseidon. Depois de vencidos, os Titans foram encerrados por Zeus no Tártaro, um abismo situado nas profundezas da Terra. Para se vingar de Zeus e o derrotar, Gaia, gera os Gigantes, seres de uma força extraordinária que só poderiam ser derrotados quando um deus e um humano os atacassem simultaneamente.São eles Tifão, Pai-de-Monstros, Gigante da Tempestade; Alcioneu, Castigo-de-Hades, Gigante das Riquezas; Efialtes, Castigo-de-Apolo; Porfírio, Rei-Gigante, Quem Raptou Hera (Juno); Encélado, Castigo-de-Atena, Gigante do Fogo; Polybotes, Castigo-de-Poseidon, Gigante do Veneno.
No documentário Titanic - A Lenda, é retratada a cena em que são dados os nomes aos navios.
Ismay - Agora vão precisar de nomes. Não podemos continuar a chamar-lhes 400 e 401.
Pirrie - Com certeza, já que o 400 é o primeiro da classe, vamos chamar-lhe Olympic.
Ismay - Concordo. E o 401?
Pirrie - É o seu navio, Bruce.
Ismay - William, conhece a mitologia. O Olimpo era a casa dos Deuses gregos, é verdade. Mas então e os seus maiores rivais? Os Titãs? Eram gigantes cada um deles. O companheiro do Olympic deverá ser o Titanic!
Pirrie - Muito bem. Nunca houve um navio com nome tão apropriado.
Ismay - Olympic e Titanic! 
No filme de dois episódios de 1996 Titanic feito para televisão, o Capitão Smith em seus momentos finais, relembra a mitologia dizendo o seguinte:
Capt. Smith - Há uma frase muito citada nos jornais. "Nem Deus afunda este navio." Recebeu um nome apropriado. Os Titãs ousaram desafiar os deuses, e, devido à sua arrogância foram precipitados no Tártaro. 
O primeiro navio dos três que seriam construídos acabou ficando com o nome de Olympic por causa dos Deuses do Monte Olimpo. O Titanic é referente aos rivais dos Deuses do Olimpo, os gigantes Titans. Já o terceiro navio, o Gigantic, era em homenagem aos segundos rivais do Olimpo, os Gigantes. É desta história mitológica que provém o nome dos três navios da White Star Line e o termo “Olympic Class”. Curiosamente, apenas os deuses do Olimpo prevaleceram, até se desvanecerem na História, assim foi com o Olympic, o único que prevaleceu até ser desmontado. Tal como na mitologia grega os Titãs e os Gigantes, tanto o Titanic como o Gigantic (ou Britannic), foram destinados também ao fracasso. 

domingo, 5 de agosto de 2012

Titanic em 6D

Infelizmente não consegui encontrar em que país tem essa sala. Mas deixo pra vocês uma imagem da sala de cinema em 6D do Filme Titanic.